ESG

CERTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM ESG

A sigla ESG significa “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança), fatores pré-financeiros que estão sendo cada vez mais aplicados pelos investidores como parte de seu processo de análise para identificar riscos materiais e oportunidades de crescimento.

A Certificação de Investimentos em ESG (Certificate in ESG Investing), lançada em 2019 pela CFA Society UK e administrada desde 2021 pelo CFA Institute, visa oferecer o conhecimento que os profissionais precisam para gerenciar investimentos com foco na integração de fatores ambientais, sociais e de governança, além de representar uma vantagem em um mercado em rápida evolução.

Os candidatos desenvolverão experiência em um campo de alta demanda pelas principais empresas em todo o mundo e se tornarão parte da solução para os principais problemas que afetam nosso mundo.

CURRÍCULO E TÓPICOS

O exame é composto por 100 questões de múltipla escolha e possui duração de 2 horas e 20 minutos. O tempo de estudo estimado é de 130 horas.

Veja abaixo a estrutura do exame, com os respectivos pesos de cada um dos 9 módulos. As questões são sempre baseadas no conteúdo do currículo atual, portanto se você seguir o programa de estudos recomendado, deverá estar apto a responder corretamente às questões.

+ Veja aqui o currículo atual.

TopicTopic nameQuestion allocation
1Introduction to ESG4-8
2The ESG Market 4-8
3Environmental Factors6-12
4Social Factors6-12
5Governance Factors6-12
6Engagement and Stewardship6-10
7ESG Analysis, Valuation, and Integration20-32
8ESG Integrated Portfolio Construction and Management8-14
9Investment Mandates, Portfolio Analytics, and Client Reporting4-8

INSCRIÇÃO PARA O EXAME

O valor da taxa de inscrição do exame é de USD 795. O pagamento desta taxa dá acesso à versão online do material oficial de estudos.

A partir da inscrição, tem início o prazo de 6 meses para que os candidatos agendem o exame. Caso decorrido o prazo sem agendamento, deve ser feita nova inscrição pelo valor de USD 795.

O CFA Institute não possui programa de bolsas para a Certificação de Investimentos em ESG, mas a CFA Society Brazil tem desenvolvido parcerias e projetos para concessão de bolsas locais. Acompanhe nosso site e redes sociais para se manter informado sobre novas oportunidades.

+ Quero me inscrever.

MATERIAL DE ESTUDO

Ao se inscrever para o exame, você receberá acesso à versão online do material oficial de estudos desenvolvido pelo CFA Institute com todo o conteúdo compreendido pelas questões do exame. O material irá servir como um guia para os seus estudos.

No momento da inscrição, é possível adquirir a versão física do material oficial de estudos pelo valor adicional de USD 135 + envio.

Programa de estudos

Material oficial de estudos

Mock Exam

Self-assessment questions

GLOBAL ESG DISCLOSURE STANDARDS FOR INVESTMENT PRODUCTS

O CFA Institute publicou em 2021 o Global ESG Standards for Investment Products, que representa a primeira iniciativa voluntária global com objetivo de facilitar a correta e transparente divulgação das características de um produto financeiro sobre questões ESG em seus objetivos, processo de investimento e/ou atividades de stewardship.

Em resposta ao interesse dos investidores em relação a questões de ESG, a indústria de gestão de recursos desenvolveu uma variedade de abordagens para considerar questões ESG de um produto financeiro, sendo importante destacar que mais de uma abordagem ESG pode ser usada em um único produto de investimento, e essas diferentes abordagens podem ser usadas de diferentes formas. A indústria de investimentos possui uma grande variedade de produtos financeiros que consideram questões ESG e como a terminologia associada à incorporação de abordagens ESG em produtos financeiros não é padronizada, torna-se muito difícil classificar esses produtos em categorias bem definidas.

A falta de padronização contribuiu para o aumento do greenwashing, situação na qual divulgações ou materiais publicitários intencionalmente ou inadvertidamente confundem os investidores sobre as abordagens ESG usadas em um produto financeiro, suas características ESG, e/ou o grau de influência que um produto financeiro tem sobre questões ESG. Com o tempo, o greenwashing pode causar abalo na confiança na indústria de gestão de recursos.

A correta e transparente divulgação é fundamental para que investidores, consultores, advisors e distribuidores possam compreender, avaliar e comparar os produtos financeiros, o que contribui também para a redução do greenwashing. Os problemas de sobreposição de categorias de produtos financeiros, terminologia não padronizada e greenwashing dificilmente serão totalmente resolvidos por uma solução única. São necessárias múltiplas soluções, que mutuamente se reforcem para que esses problemas sejam resolvidos nos diferentes mercados e para todos os tipos de produtos financeiros.

A regulação é, e continuará a ser, uma ferramenta poderosa. No entanto, programas educacionais, como a Certificação de Investimentos em ESG do CFA Institute, e padrões da indústria, como o Global ESG Disclosure Standards for Investment Products, têm importante papel a desempenhar também.

+ Saiba mais sobre o Global ESG Standards for Investment Products.

Pular para a barra de ferramentas